EN
image
NOTAS BIOGRÁFICAS

Eudoro Grade completou os estudos musicais na Academia de Amadores de Música de Lisboa, assim como a profissionalização do ensino vocacional na Escola Superior de Música de Lisboa sob a orientação de Piñero Nagy, tendo frequentado diversos cursos de ensino superior de guitarra internacionais e nacionais. Como concertista, atuou por todo o país, desdobrando-se entre apresentações quer a solo, quer em grupos de câmara e orquestra, em iniciativas promovidas por Câmaras Municipais, Ministério da Cultura, Fundações, Associações e Centros Culturais. Ao longo da sua carreira teve a oportunidade de tocar nos mais importantes Festivais de Guitarra da Europa, nomeadamente, em Espanha, França, Áustria, Suíça, Itália, Reino Unido e Alemanha.

Eudoro Grade é professor no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em Faro, no Conservatório de Portimão Joly Braga Santos e no Conservatório Regional de Vila Real de Santo António. É presidente da Associação de Guitarra do Algarve, fundador e coordenador do projeto cultural Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve. Associa o seu nome, como Diretor Artístico, ao Festival Internacional de Guitarra de Lagoa e ao Festival Internacional de Guitarra de Faro. É um dos membros do Quarteto de Guitarras Concordis e faz parte do Projeto de guitarra e marimba denominado de “Guirimbadu” A sua discografia conta com quatro CD’s: Guitarra; Sons da Memória; Caminho Latino e Músicas de Natal.

VER +


image
image
"CAMINHO LATINO"

"Caminho Latino é um simples elogio à música de expressão latina. A sua raiz popular influenciou e marcou a inspiração de muitos compositores ao longo da história da música mostrando um dimensão cultural tão ampla e imponente que é com toda a certeza um dos patrimónios mais belos da nossa civilização. Apenas um conjunto de paisagens ou... de caminhos."

Saber +
PROJECTO "CONCORDIS"

O Quarteto Concordis foi criado em 2005 e conta, na sua constituição actual, com Eudoro Grade, João Nunes, Jorge Pires e Pedro Rufino. Da cumplicidade entre estes músicos e das suas personalidades e influências diversas emerge como tónica a beleza tímbrica e sonora em geral que as quatro guitarras proporcionam em conjunto. A orientação musical deste quarteto posiciona-se de forma a evidenciar a originalidade e a diversidade que o vasto repertório possibilita, permitindo também a divulgação de obras adaptadas em exclusivo.

Saber +

Toda a discografia também dísponivel na minha SoundCloud. Siga-me!

DISCOGRAFIA

Não há que ver somente as coisas que chegam ao nosso alcance, a forma e a consciência da sua matéria: por simples que seja um instrumento de música, pode encerrar em sua caixa harmónica, não só espiritualidade de um artista, mas de toda uma raça, toda um época ou de todo um período mítico.
E. Pujol